O Alcatel 3C foi oficializado no mercado brasileiro no segundo semestre de 2018, trazendo tela grande, TV Digital e leitor de impressões digitais por um preço sugerido de R$ 649.
Já encontrado facilmente abaixo dos R$ 500 há algum tempo, o Alcatel 3C acabou se tornando figurinha carimbada ao pesquisar por modelos nesta faixa de preço, e chegou a hora de descobrir se ele realmente é uma boa indicação para quem quer um smartphone sem gastar muito.
Na caixa do Alcatel 3C você encontra um conjunto até razoável de acessórios, principalmente se considerarmos a faixa de preço em que o aparelho é vendido, incluindo:
Apesar do carregador fraco (como comentaremos mais abaixo), o conjunto é bem acima do que esperávamos para acompanhar um modelo tão básico quanto o Alcatel 3C.
Como esperado de um smartphone de entrada, o Alcatel 3C tem acabamento simples para reduzir o custo de produção, mas não percebemos nenhuma falha de construção nele, um ponto bem positivo.
O seu destaque está em oferecer tela grande de 6 polegadas sem ser um tijolo na sua mão, graças às bordas reduzidas. Ele tem exatamente o mesmo tamanho do Galaxy J4 Plus, um modelo da Samsung que também oferece tela de 6 polegadas no padrão 18:9.
Na parte superior encontramos a entrada P2 para fones, enquanto na inferior temos a micro USB. Nas laterais temos os botões de controle de volume e energia e gaveta dos cartões SIM e microSD. O alto-falante fica localizado na traseira, na parte inferior.
O Alcatel 3C traz leitor biométrico logo abaixo da câmera traseira, e funciona muito bem para um aparelho na sua faixa de preço. Na parte frontal temos um flash secundário para iluminar as selfies, mas a intensidade do brilho não é alta. Além de LED para notificações.
Como dito, um dos atrativos do aparelho é oferecer tela grande de 6 polegadas com bordas mais finas que os demais nessa faixa de preço. Isso faz com que o 3C seja confortável de ser segurado enquanto você assiste filmes e séries.
O painel usado pela Alcatel é do tipo IPS LCD, que entrega uma qualidade decente de cores. O brilho poderia ser mais alto, o que ajudaria a usar o smartphone em locais abertos sem sofrer para enxergar o conteúdo na tela.
O seu único alto-falante entrega som razoável, tanto em potência quanto em qualidade. E por ficar na traseira, o áudio é jogado na direção oposta do usuário, o que compromete a imersão em filmes e jogos.
Por ser um aparelho de entrada, não espere bom desempenho do Alcatel 3C. Ele vem com hardware fraco da MediaTek, o que resulta em experiência frustrante com aplicativos mais pesados e jogos.
Se você busca um celular barato para usar com WhatsApp e Facebook, ele até dá conta do recado, mas até para assistir vídeos em redes sociais é notável o quanto o aparelho engasga.
Em nosso teste de velocidade ele levou mais de 3 minutos para abrir 12 aplicativos, o que é o nível de desempenho que tínhamos em celulares muito antigos, porém modelos básicos mais recentes são mais rápidos do que isso. E por ter apenas 1 GB de RAM, ele não consegue segurar nada aberto.
Ele também não conseguiu rodar o AnTuTu por alguma incompatibilidade. Também não foi possível usar a ferramenta Gamebench para medir o desempenho em jogos. Percebe-se facilmente que o 3C sofre para rodar até títulos mais simples, como o Asphalt 8.
Para quem busca um celular para jogar, o Alcatel 3C não é recomendável.
A câmera de 13 MP do 3C deixa muito a desejar. Nem a reprodução de cores, o balanço de branco e nitidez das imagens são convincentes. Mesmo sob boas condições de luz, as fotos parecem embaçadas e pobres em contraste, especialmente em locais fechados.
A abertura focal não é das melhores, mas ele foi capaz de registrar fotos mais escuras que outros aparelhos com configuração similar. Além do excesso de ruídos, temos mais uma vez o problema com nitidez, o que dá a impressão que a câmera raramente consegue focar no objeto.
A frontal de 8 MP também não empolga e conta com flash dedicado para ajudar nas selfies à noite. A intensidade do brilho é fraca e não ajuda tanto, especialmente em filmagens. Com sorte você até conseguirá registrar uma boa selfie, mas é preciso ter muita paciência com o aparelho.
A filmadora é igualmente fraca. O 3C até consegue gravar vídeos na resolução Full HD, mas não mantém uma taxa de 30 quadros por segundo como vemos em outros aparelhos. A falta de fluidez fica ainda mais evidente com a câmera frontal que grava em HD. Já para filmar à noite fica praticamente impossível com o Alcatel 3C, que entrega vídeos completamente escuros.
Aqui temos 3.000 mAh, o que é um bom tamanho de bateria para um aparelho de entrada. Mas o fato de ter tela grande e chipset antigo, fez com que a autonomia ficasse abaixo do esperado .
Se você tirar o 3C às 7 da manhã da tomada, ele acabará descarregando no comecinho da noite. Talvez para usar apenas com WhatsApp, seja possível ter bateria o dia inteiro. Além disso, é necessário esperar mais de 3 horas para ter o aparelho recarregado.
Diferente dos outros modelos lançados pela Alcatel em 2018, o 3C chegou ao mercado ainda com o Android Nougat, e até agora nada de atualização para o Oreo.
A interface apresenta constantes engasgos, devido ao hardware simples do aparelho. Um diferencial que pode atrair alguns é sua TV Digital.
Com ela você poderá assistir e até gravar a sua programação favorita. Mas o padrão usado é do tipo 1seg, o que entrega resolução baixa, mas pode ser suficiente para quem quer apenas passar o tempo.
O Alcatel 3C é um celular básico que deixa a desejar em alguns pontos importantes, e por isso pode acabar desapontando mesmo usuários pouco exigentes. Ele tem tela grande e TV Digital, o que pode ser um atrativo para alguns, no entanto, seu desempenho chega a ser irritante, além da baixa autonomia de bateria.
É preciso ter paciência para conseguir boas fotos com o aparelho, sem falar que realizar filmagens à noite é praticamente impossível, mesmo com o flash ligado. O Alcatel 3C é um celular com mais contras do que prós, mas pode ser interessante para quem busca tela grande e TV Digital, não podendo investir um pouco mais do que o preço cobrado por ele.
Leave a comment