Desde o início de 2021, a emissão do CRLV, o documento do carro que deve ser renovado anualmente, é exclusivamente digital em todo o território nacional. Com isso, não é mais necessário comparecer a uma agência do Detran para fazer a retirada do documento. Além disso, também está disponível a emissão do documento de transferência de propriedade de veículo (ATPV-e) pela internet, sem exigência de reconhecimento de firma em cartório. Nesse artigo, veja como emitir a CRLV digital.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é o popular documento do carro. Ele deve ser renovado anualmente , servindo como comprovação de que o carro está licenciado e livre de débitos pendentes. No ano passado, os Detrans estaduais começaram a autorizar a emissão digital do documento e, a partir de 2021, todas as unidades da federação estão obrigadas a disponibilizar o CRLV eletrônico (CRLV-e).
Ao todo, o motorista possui três maneiras de emitir e imprimir o documento digital. A seguir, veja cada uma delas.
O que é preciso para emitir o CRLV digital
Como no caso do documento físico, o CRLV digital só pode ser emitido depois que o motorista pagar a taxa de licenciamento, o IPVA e o DPVAT . Este último está temporariamente suspenso e não precisará ser pago em 2021. Além disso, caso haja algum pagamento de multa ou outra pendência, também é preciso resolvê-los antes de poder emitir o CRLV digital. Assim, não há aumento de custo ao usuário com a versão eletrônica do documento do carro.
Como emitir o CRLV digital pelo aplicativo
O aplicativo Carteira Digital de Trânsito possibilita a emissão da CNH digital e também do CRLV eletrônico. Para emitir o documento do carro, baixe o app e, ao acessar pela primeira vez, insira seu CPF e senha cadastrada na conta gov.br (se não tiver, acesse o site do Governo Federal para criar a sua).
Depois, na tela inicial do aplicativo, vá em Veículos > Toque aqui para adicionar um CRLV . Na página seguinte, você deve inserir o número do Renavam e o código de segurança presente no Certificado de Registro do Veículo (CRV). Feito isso, o CRLV será automaticamente gerado caso não haja nenhuma pendência, conforme já dito. Agora, você poderá usar o celular para apresentar o CRLV em uma blitz, por exemplo.
Como emitir o CRLV digital pelo site do Denatran
Outra opção é realizar o procedimento de emissão do CRLV digital pelo site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para fazer isso, você deve acessar o Portal de Serviços do Denatran e, na coluna à esquerda, clique em Entrar com gov.br . Insira seus dados de cadastro (CPF e senha).
Na página a seguir, clique em Baixar CRLV e insira os dados solicitados - número do Renavam, código de segurança do CRV e placa do veículo. Depois, clique novamente em Baixar CRLV e escolha o formato do arquivo (dê preferência para o formato PDF). Agora, é possível imprimir o documento em uma folha de papel A4 para levá-lo com você quando dirigir.
Como emitir o CRLV digital pelo site do Detran
Por fim, o motorista também pode realizar a emissão do CRLV eletrônico diretamente no site do Detran do seu estado. O caminho varia de uma página para outra, mas a tendência é que a emissão do documento esteja disponível em uma seção nomeada Serviços Online (caso do Detran-SP) ou similar.
As exigências para emissão do CRLV digital são as mesmas que nas demais alternativas, sendo necessário garantir que as tarifas obrigatórias estão pagas e que o carro não possui outros débitos. Além disso, será necessário inserir, no mínimo, número do Renavam, código de segurança do CRV e placa do veículo. O documento emitido pelo site do Detran também deve ser impresso , não sendo válida sua apresentação em formato digital no celular.
Quem pode emitir o CRLV digital
Qualquer pessoa que disponha dos dados necessário pode emitir o CRLV digital. No entanto, o número do Renavam e o código de segurança do CRV só podem ser obtidos por pessoas com acesso a documentos físicos , reduzindo o risco de fraude.
Por outro lado, a possibilidade de diversas emissões do mesmo documento permite que cada pessoa que compartilha um carro, por exemplo, porte o documento. Além disso, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite que o motorista compartilhe o CRLV digital com outros usuários do app, bastando inserir seu CPF.
Leave a comment