O LG K4 chegou no começo de 2016 como um dos principais smartphones de entrada da LG. A ideia era oferecer um bom aparelho com o menor preço possível, e para isso a LG realizou alguns cortes no custo de produção, e a tela do aparelho é um grande exemplo disso.
Mas antes de entrarmos em detalhes sobre o painel LCD IPS do K4 vamos nos concentrar em outro corte de custo realizado pela LG: a falta de fones de ouvido na embalagem do produto. Sim, se você escuta músicas no celular e tem interesse no K4 terá que adquirir o fone de ouvido da LG por fora ou usar algum que já possua.
Sua embalagem é bastante simples e segue a mesma linha de outros membros da linha K, com destaque para a cor verde neste caso. Além do K4, o usuário receberá o carregador padrão de 0,7A de saída, cabo USB tradicional com 90cm de comprimento e guia rápido de instruções.
O LG K4 possui corpo feito em plástico com lateral pintada de cromado. Seu acabamento é bastante simples, mas seu design com bordas curvas e tampa traseira com textura diferenciada ajuda a melhorar a ergonomia do celular.
Aqui temos 131,9 mm de altura com 66,7 mm de largura e 8,9 mm de espessura em um corpo que abriga uma tela de 4,5 polegadas. Por ter acabamento bastante simples, o K4 acaba sendo um smartphone leve, com apenas 120 gramas de peso.
A tela LCD IPS de 4,5 polegadas oferece uma resolução FWVGA (480 x 854 pixels). No entanto, a mesma apresenta alguns problemas que normalmente não vemos em telas IPS de boa qualidade. Começando pelo brilho de apenas 240 lux (medição de luz feita com um luxímetro), sendo este o brilho mais baixo registrado em nossos testes.
Não apenas isso, mas a tela do K4 apresenta um contraste muito abaixo do que normalmente vemos em outros aparelhos da categoria. Para piorar, o vidro que cobre a tela reflete muito o mundo à sua volta, o que dificulta ainda mais a visibilidade do conteúdo em ambiente externo.
Por fim, o ângulo de visão é bastante ruim. Ao inclinar o celular para os lados a imagem na tela fica ainda mais escura. No entanto, este não acaba sendo um problema para a maioria dos usuários.
Assim como a grande maioria dos smartphones de entrada, o LG K4 não traz um hardware de tirar o fôlego. Aqui temos o chipset MediaTek MT6735M com processador quad-core de 1 GHz, GPU Mali-T720, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento (ficando menos de 4 GB livre para o usuário), sendo possível expandir com o uso de cartões microSD.
Esta quantidade de memória é padrão em modelos que custem menos de R$ 600, infelizmente. Com tão pouca RAM é normal que smartphones com Android sofram para segurar os apps rodando em segundo plano. Mas aqui a LG até que se esforça para fazer o K4 usar bem o pouco hardware que tem.
Resultados em testes de benchmarks realizados com o LG K4:
O LG K4 fica na média de outros smartphones de entrada em benchmarks, chegando próximo até mesmo de alguns intermediários. Aqui vemos que o chipset MediaTek MT6735M apresenta bom desempenho, pelo menos em testes sintéticos, mas na prática teremos um bom resultado também?
Em teste prático medimos quanto tempo o LG K4 leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.
Na primeira rodada o K4 perdeu 2 minutos e 40 segundos para abrir os apps citados, tomando 2 minutos e 30 segundos para reabrir cada um deles. Isso mostra que o gerenciamento de RAM do aparelho não consegue fazer milagres com a pouca memória disponível.
Por fim, usamos a ferramenta GameBench para medir a taxa de FPS (quadros por segundo) em jogos no K4.
O smartphone da LG rodou Asphalt 8 na configuração padrão a 13 FPS. Modern Combat 5 teve um desempenho consideravelmente superior, com média de 21 FPS, o que acaba demonstrando problema de lentidão em cenas mais pesadas em ambos os games.
O terceiro teste foi realizado com o Subway Surfers que rodou com média de 60 FPS no LG K4. Se você é viciado neste jogo, saiba que ele roda com ótima fluidez neste aparelho.
O LG K4 traz um sensor na traseira de 5 megapixels, uma resolução aceitável para um aparelho de entrada. O problema está na abertura da lente, sendo apenas f/2.8, o que faz com que imagens em ambientes com pouca luz fiquem muito escuras.
Resultado disso é que o aparelho da LG até se saiu bem em ambientes com boa luz, especialmente em lugares ensolarados, mas em fotos noturnas acaba registrando imagens com grande perda de detalhes e muito ruído.
A câmera frontal traz apenas um sensor de 2 megapixels, que também peca por ter uma abertura de f/2.8, o que dificulta tirar selfies em lugares escuros. Em termos de filmagem, ambas as câmeras são capazes de registrar vídeos na resolução HD (1280 x 720) a 30 quadros por segundo.
Curiosamente, o LG K4 chegou a vencer o seu irmão mais velho, o K5, em comparativo de fotos realizado pelo TudoCelular. No entanto, o modelo ficou atrás dos rivais de entrada da Samsung.
O LG K4 conta com bateria de apenas 1.860 mAh, um valor que pode ser pouco para a maioria dos usuários. Em nosso teste, usando o carregador de 0,7A que vem com o aparelho, foram necessárias 2 horas e 19 minutos para carregar totalmente o K4.
Com uma carga é possível assistir vídeos no celular por 8 horas e 20 minutos. Para quem curte realizar filmagens com o smartphone, o K4 aguenta quase 5 horas de gravação de vídeos. Já para quem busca um aparelho básico para ligações, o K4 rendeu quase 12 horas de chamadas via 3G.
Em uso real temos uma média de 10 horas de autonomia. Isso indica que ao tirar o LG K4 às 7h da manhã da tomada, o aparelho acabará descarregando no final da tarde. Neste tempo, podemos registrar uma média de 5 horas de tela ligada.
Este tempo inclui alguns jogos e também vídeos no YouTube. Para quem busca um smartphone para uso mais básico, o K4 pode até render até o final do dia sem problema.
O LG K4 vem com Android 5.1.1 Lollipop de fábrica e não deve receber atualização para o Marshmallow ou qualquer outra versão mais atual do sistema do robozinho. A interface vista aqui é a LG UX 2.0+, a mesma vista em outros aparelhos de entrada da empresa com Lollipop.
A última atualização de pacote de segurança do Android liberada pela LG para o aparelho data de outubro de 2016. Ainda não ficou claro se a empresa pretende continuar atualizando o K4 agora em 2017, ainda mais quando o sucessor deste modelo já foi lançado no mercado.
Entre os recursos exclusivos da empresa para seus smartphones com Android temos o Knock Code, que permite desbloquear o celular ao tocar de forma sequencial na tela (previamente definido pelo usuário). Também temos o Quick Memo, uma central de fácil acesso da LG para notas e capturas de tela.
Leave a comment