N o k i a L u m i a 8 3 0 P o n t o s p o s i t i v o s P o n t o s f r a c o s

Depois de apresentar o Lumia 730 ao mundo, como smartphone de médio custo, dual-chip e com uma espetacular câmera frontal, a empresa finlandesa - que agora vive nos Estados Unidos - criou o 830, um aparelho que tenta levar a tecnologia PureView para outros mercados que não apenas os de alto custo. Por dentro o dispositivo conta com um processador Snapdragon 400 quad-core de 1.2 GHz, acompanhado de 1 GB de memória RAM, GPU Adreno 305 e 16 GB de memória interna. A embalagem apresenta o gadget na parte da frente, com informações na parte do fundo e a cor do dispositivo na lateral.

Abrindo o pacote, temos o celular, manual de instruções, carregador de tomada com porta USB e cabo de dados USB com ponta microUSB. Sim, acabou e o fone de ouvido ficou de lado - assim como já acontece com os aparelhos da linha Nexus e alguns Lumias.

O Lumia 830 adota um design que está pouco acima de seus concorrentes mais diretos, quando deixou de lado o plástico predominante e adotou alumínio na lateral - em um belíssimo conjunto de metal fosco e ligeiramente áspero. Na frente temos uma tela IPS LCD de 5 polegadas, com resolução de 1280 x 720 pixels, densidade aproximada de 294 pixels por polegada, proteção de Gorilla Glass 3 e a tecnologia ClearBlack display, que garante melhor visualização do conteúdo em luz solar direta. Ainda na frente estão os botões sensíveis ao toque do Windows Phone, sensores de luz e proximidade, junto de uma câmera frontal de 0.9 megapixels e que filma em até 720p.

Todos os botões ficam do lado direito, com dois para controle de volume, um para ligar e desligar o dispositivo e outro específico para a câmera (abre a câmera e tira fotos).

As conexões estão todas apenas na parte superior, com entrada microUSB e para fones de ouvido, dividindo o mesmo espaço do dispositivo.

Atrás está a pomposa câmera de 10 megapixels, com um flash LED e o alto-falante. Abaixo da tampa fica a bateria de 2.200mAh, capaz de suportar até um dia inteiro de uso moderado, 78 horas de reprodução de músicas, 15 horas de conversa no telefone e 528 horas em stand-by. Ainda atrás, está a antena para conexão NFC, entrada para o chip da operadora e para cartões microSD de até 128 GB.

A Nokia, ou Microsoft, já teve smartphones mais confortáveis do que este Lumia. Isso acontece por conta das linhas retas das bordas, que são menos ergonômicas do que alguns Lumias com laterais ligeiramente curvadas. O tamanho grande do aparelho também coopera para uma pegada não muito confortável, mas que não perde tantos pontos ao utilizar laterais e traseira com textura pouco áspera. Em números, suas dimensões são de 139,4 milímetros de altura, por 70,7 milímetros de largura e 8.5 milímetros de espessura.

Estes números revelam um smartphone que está perfeitamente encaixado no mundo dos phablets, o que pode ser um volume bastante visível em calça jeans mais apertada.

A Microsoft escolheu um hardware mediano para morar dentro do Lumia 830, o que inclui um processador Snapdragon 400 que roda em quatro núcleos Cortex-A7, em velocidade de 1.2 GHz, acompanhado de 1 GB de memória RAM e uma GPU Adreno 305. Este conjunto faz com que o sistema operacional rode sem qualquer engasgo - principalmente por conta da leveza do Windows Phone, que já provou ser capaz de funcionar perfeitamente mesmo em hardware bastante modesto. Em nossos testes, rodamos diversos aplicativos ao mesmo tempo e o WP 8.1 não demonstrou cansaço para rodar e continuar sem travamentos. A tela inicial continua com o mesmo padrão de telas do próprio Windows Phone, ou seja, blocos dinâmicos estão espalhados pela tela inicial, exibem informações de cada aplicativo (são um misto de atalho e widget), tudo isso sem alteração na parte visual por conta da fabricante.

O teclado virtual é bastante apertado, assim como todo Windows Phone, mas utiliza uma mão na roda na hora de digitar, que é a digitação ao escorregar o dedo pelas teclas que formam a palavra - exatamente da mesma forma como o Android adotou em seu teclado padrão. Esta ferramenta auxilia na hora de escrever um texto mais longo ou na hora de agilizar a digitação. A versão do Windows Phone que roda neste aparelho é a 8.1, que entrega boas novidades como a barra de notificações com atalhos na parte de cima e a possibilidade de criar pastas na área de blocos dinâmicos - mantendo até a função dos blocos animados.

De fábrica a Nokia colocou alguns de seus aplicativos, como um pequeno editor de fotos e vídeos, o Photo Beamer (que exibe fotos em outros dispositivos, a partir do momento em que um código QR é lido) e o pacote de mapas HERE. Dentro temos o HERE Maps, que é uma espécie de Google Maps da Nokia e com a opção de baixar mapas inteiros para a utilização offline. Além deste, há o HERE Drive+, que utiliza a mesma base cartográfica do aplicativo anterior, mas com uma interface de GPS de carro e com funções específicas para veículos, como guia de voz para dizer quando você deve virar e em qual rua (ele fala o nome da rua).

O navegador que a Microsoft adota em seus sistemas operacionais continua como Internet Explorer, que melhorou bastante dentro do Windows Phone - mas ainda não é tão completo como o Chrome que roda nos Androids e també no iOS. Ele é rápido, mas a navegação chega a engasgar em alguns momentos - principalmente quando a página desce ou sobe com mais velocidade. É possível navegar com abas e sincronizar informações com o Internet Explorer do computador.

O Lumia 830 não é o melhor smartphone da Nokia para jogos, mas não fez feio ao mostrar seu poder de fogo ao rodar um título pesado como o Asphalt 8, muito menos quando rodou títulos mais leves como alguns Angry Birds. Durante a jogatina (do Asphalt 8) não foram notadas travadas do sistema operacional, mas a taxa de quadros por segundo acaba oscilando gradualmente e isso é visível também na música.

O tocador de músicas é bem simples e não oferece sequer uma opção para equalizar o som. Não é um ponto negativo, já que a qualidade do áudio que sai pelos fones de ouvido não é ruim. De qualquer forma, ele reproduziu, sem problemas, arquivos MP3 de todos os tamanhos e qualidades. Nativamente ele suporta formatos MP3, WAV, eAAC+ e WMA.

Já o de vídeos oferece a inserção de legendas. Ele rodou até um arquivo em Full HD, sem demonstrar que estava com problemas para a reprodução do clipe. Nativamente ele suporta os formatos MP4, H.264, H.263 e WMV.

A Microsoft, ou Nokia, colocou sua melhor tecnologia de fotografia dentro do modesto Lumia 830. Isso resulta em uma melhoria nas fotos tiradas com a câmera, mas ele não está tão absurdamente acima de sua concorrência - como aconteceu com o Lumia 1020 ao entregar uma qualidade incrível para imagens. Ao todo são 10 megapixels de câmera, que registra boa qualidade na exibição de cores e no balanço de branco.

Em fotos noturnas, a qualidade salta aos olhos e mostra que o PureView sabe lidar com baixa condição de luz e sem exibir quantidade exagerada de granulação na foto. Para vídeos, de até 1080p, a qualidade segue basicamente o mesmo que você tem em fotos, mas sem o extra das fotos noturnas.

Leave a comment