O YOU vem embalado em uma caixa preta, que tem apenas o nome da marca escrito em tinta brilhante, destacando-se em um fundo fosco. O aparelho fica guardado com a tela para cima, e já vemos algumas de suas principais características na película protetora da tela. O TudoCelular pegou um exemplar na cor azul, mas existe também a opção rosa.
Na caixa, também podemos encontrar o carregador, já com o cabo de energia plugado, e com saída de 5V e 1A, um cabo de dados USB para micro USB, um fone de ouvidos intra auricular com botão para atender chamadas, um adesivo da Quantum e o manual de instruções. E tem também a bateria, com 2.500mAh que você deve colocar antes de ligar seu aparelho.
A aparência do dispositivo lembra demais o Nexus 6P. Ele tem 145 milímetros de altura por 71,7 de largura, espessura de 8,5 milímetros, e pesa 138 gramas. A tampa traseira e as laterais são uma peça única, e remover essa traseira é um pouco difícil por isso e também por ter uma placa de metal, com plástico em cima e em baixo.
Do lado direito, vemos os botões de volume e energia e uma pequena marca para te ajudar a remover a tampa. Na parte inferior, encontramos o microfone e a entrada do cabo de dados ou o de energia. E na parte superior, a entrada de fone de ouvido. No lado esquerdo não tem nada.
A parte traseira tem esse visual inspirado no Nexus 6P, com um flash gigantesco ao lado da câmera. O leitor de digitais fica centralizado, acima de um Q bem grande para identificar a marca. O alto falante fica na parte de baixo, junto com o nome do aparelho.
Removendo a tampa, encontramos os slots para os cartões micro SIM e o cartão de expansão. Nada de slot híbrido por aqui. Nesse espaço maior, colocamos a bateria.
Na parte da frente, temos umas linhas quase invisíveis na gigantesca borda da parte de baixo. Em cima, encontramos câmera, alto falante de chamadas, flash e sensores de luz e proximidade.
O display IPS LCD de 5" usa a resolução HD (720x1280 pixels), o que garante uma densidade aproximada de 293 ppi. Não tem nenhuma proteção informada para esta tela, que tem vidro com curvatura 2.5D.
Em relação à qualidade de exibição do conteúdo, não temos um dos melhores displays aqui. As cores ficam devendo um pouco, faltam tonalidades. O brilho máximo é baixo, e o mínimo é alto e desconfortável para uso no escuro.
A vantagem é que o Quantum YOU tem o mesmo recurso MiraVision que já vimos nos outros Quantum, o GO2 e o Muv Up. Dá para ajustar as cores manualmente, mexer em contraste, brilho, saturação, nitidez, temperatura e os níveis de cada cor individualmente no Modo Usuário. Ou optar por um modo vívido, um pouco mais saturado que o modo padrão.
Tem ainda o contraste dinâmico. E a vantagem sobre os irmãos é que esse aqui também tem um filtro de luz azul.
Aqui, vale a menção de que esse vidro tem uma sensação de película fosca no seu dedo. Ele parece um pouco áspero ao toque, e não desliza com tanta facilidade quanto outros dispositivos mais caros.
O interior do YOU comporta um chipset MediaTek MT6737, com quatro núcleos de clock e 1.25GHz. A placa gráfica é a Mali-T720 MP2. São 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. Por conta do processador, ele está bem no limite entre a categoria de entrada e os intermediários, esta graças à quantidade de RAM e armazenamento.
Em nosso teste de velocidade , esse dispositivo conseguiu cravar 1min31s para a primeira volta e apenas 26s na segunda, concluindo as duas etapas em apenas um minuto e 57 segundos. Que é uma marca impressionante para um dispositivo de entrada.
Resultados em benchmarks:
Já no desempenho em jogos, em um teste mais prático, medimos as taxas de quadros por segundo em três títulos bastante populares da Google Play com o auxílio da ferramenta Gamebench. Os jogos escolhidos foram Asphalt 8, Modern Combat 5 e Subway Surfers, sendo dois representantes mais pesados e um mais casual.
E o Quantum YOU cravou apenas 14 quadros por segundo no Asphalt 8, 23 fps no Modern Combat 5 e 56 em Subway Surfers. Ou seja, não é um smartphone muito indicado para jogar.
As câmeras frontal e traseira do Quantum YOU tiram fotos de até 13 megapixels, e ambas possuem abertura f/2.2. Elas gravam vídeos em resolução HD, no máximo, ou seja, com 720 x 1280 pixels.
O app de câmera desse dispositivo imita bastante o do iPhone, com os modos de câmera acessados ao deslizar para a direita ou para a esquerda. Na parte de cima, ou à esquerda, segurando o aparelho no modo paisagem, temos o flash, a troca entre a câmera frontal e traseira, e algumas opções extras, que variam dependendo do modo ativado.
Aqui tem os modos de embelezamento, automático, vídeo, profissional e noturno. O modo profissional é bem razoável, mas ajustar as configurações aqui pode ser irritante. O aparelho pode dar umas travadinhas conforme você altera valor de exposição, ISO, balanço de branco, velocidade do obturador ou foco.
Ao tocar na tela, o sensor foca naquela área e faz os ajustes de luz que achar melhores para destacar aquele ponto da imagem. Para o vídeo, você pode ligar ou desligar a estabilização.
As fotos do YOU são bem razoáveis. Considerando a categoria , dá para dizer que a Quantum fez um bom trabalho com este dispositivo, que oferece resultados nítidos, com balanço de branco bem razoável em comparação com concorrentes.
Em ambientes com pouca luz, o nível de ruídos é menor que o dos rivais, mas em ambientes internos o dispositivo não conseguiu repetir o desempenho satisfatório. Já a câmera de selfies é bem ok.
Em vídeo, que é feito em HD nos dois sensores, o YOU também vai bem, mas nada fora do comum. O nível de detalhamento está satisfatório, e a transição do claro para o escuro está dentro do esperado.
E tem a estabilização, que vem desligada por padrão. Ligando esse recurso, o vídeo tem uma boa melhora, mas ainda dá algumas tremidas, claro. Dá para perceber também que a câmera dá uma aproximada. Mas o interessante é que a qualidade é mantida mesmo assim.
Já a câmera frontal não é tão boa. A diferença entre luz e sombra não tem boa compensação, e algumas áreas podem ficar muito escuras ou muito estouradas, dependendo do local onde o sensor está considerando o foco para balanço de branco e exposição.
A bateria de 2.500mAh é bem decepcionante. Além de demorar 3h13 minutos para carregar, segundo o nosso teste cronometrado, a autonomia não é lá essas coisas.
Nosso teste de simulação de uso real foi encerrado com apenas 9h37 minutos de uso, uma marca bem baixa. É difícil pensar que esse aparelho possa aguentar um dia inteiro de uso. Mas, como ele foi desenvolvido mais para uso em redes sociais, email, navegação na internet e alguns vídeos, pode ser que ele sobreviva até a noite para ser colocado na tomada.
O Android 7.0 Nougat pré-instalado do Quantum YOU sofreu pouquíssimas modificações, e roda bem suave. Não há muito o que falar de software aqui, pois não há recursos extras. Assim como os outros Quantum, ele tem um recurso para programar horários de ligar e desligar, caso você queira manter o dispositivo desligado durante a noite, por exemplo, ligando automaticamente na hora de acordar.
O leitor de digitais é bem bom, e costuma fazer o desbloqueio com a tela apagada em menos de 1 segundo.
Porém, é bom ter em mente que não dá para esperar receber pacotes de segurança mensais para este dispositivo. A nossa unidade está com o patch de 5 de março de 2017, e sem atualização nenhum disponível.
Pontos fortes :
Pontos fracos :
Leave a comment