A TP-LINK decidiu investir também em smartphones, algo que para muitos pode parecer estranho. E a parte boa disso tudo é que a fabricante chinesa chegou este mês ao mercado brasileiro com um dispositivo intermediário com bom hardware e baixo custo, o que pode ser muito interessante (e familiar) para quem procura modelos nesta categoria.
Trata-se do Neffos C5, o primeiro dos celulares da companhia a chegar por aqui – ele tem outros dois irmãos, o C5L (de 4,5”) e o C5 Max (5,5”). A sua proposta é dar aos usuários um dispositivo capaz de executar as principais atividades do dia a dia, mas sem abandonar um desempenho satisfatório.
O visual do Neffos C5 é bem interessante e até bonito. Na parte da frente temos uma tela IPS LCD de 5 polegadas com resolução HD (1280 x 720 pixels) e bordas um tanto quanto exageradas. O dispositivo não conta com botões capacitivos e nem sensores grandes na parte da frente, o que pode incomodar um pouco à primeira vista.
Falando de números, o dispositivo tem 144mm de altura, por 72mm de largura e tem 8,8 milímetros de espessura. No total, o aparelho pesa 141 gramas.
Aqui na frontal temos ainda o autofalante para ligações, sensores de luz e proximidade e de câmera.
Ele também tem uma traseira em plástico que pode ser removida para a substituição da bateria; aqui você também pode incluir dois chips de operadoras e um microSD de até 32GB. Ainda falando sobre a tampa traseira, ela nos dá a impressão de ser um pouco mais frágil que o tradicional, mas apenas quando é removida. No aparelho ela fica bastante firme.
Na traseira nós temos o sensor principal de câmera (com flash LED), o nome do aparelho e o autofalante na parte inferior. Ah, ele é comercializado nas cores branca e preta!
Na lateral esquerda do dispositivo não temos nenhum botão, então todos eles estarão na direita: ligar e desligar e botões para controle de volume. Na parte de baixo nós temos um microfone e a entrada microUSB, enquanto que a de cima conta com um microfone auxiliar e entrada para fones de ouvido.
O desempenho do Neffos C5 é agradável para quem procura um dispositivo intermediário de baixo custo, então não espere que ele rode os jogos mais pesados ou tenha funções de um high-end. De qualquer maneira, o dispositivo consegue ser bastante fluido em atividades tradicionais, e sua interface acaba não sendo um ponto negativo.
Rodando Android 5.1 Lollipop, a TP-LINK adicionou um botão na multitarefa para limpar todos os aplicativos que estão rodando em segundo plano. Na sua interface, existe um botão/ícone capaz de trocar de tema rapidamente, mas se isto for um incômodo é só trocar para o launcher Google Now que tudo é resolvido.
Por dentro nós temos um chipset MediaTek MT6735 (64-bit) quad-core com clock máximo de 1,3GHz. Ele conta com uma GPU Mali-T720P MP2 (450MHz), 2GB de RAM e 16GB de armazenamento interno, que pode ser expandido via microSD de até 32GB.
Com uma tela IPS LCD de 5 polegadas HD (1280 x 720 pixels), o Neffos C5 tem uma densidade aproximada de 293 pixels por polegada. Tudo bem que hoje em dia este número pode ser considerado relativamente baixo, mas o aparelho acaba tendo um bom desempenho neste quesito.
O tamanho de sua tela é considerado ideal nos dias de hoje, embora a qualidade não seja tão absurda: é possível notarmos algumas falhas na reprodução de cores, e tons mais fortes acabam sendo prejudicados.
Apesar disso, pelo seu preço e proposta, a tela do C5 acaba se saindo bem tanto em ambientes externos quanto na qualidade de exibição em ângulos variados.
Sua bateria de 2.200mAh se saiu muito bem nos nossos testes, e conseguimos ficar com o aparelho ligado (com as redes móveis por um longo período) um dia inteiro. Mais que isso, só se você ativar o modo de economia de energia.
Aqui está um ponto em que nós esperávamos só um pouquinho mais do Neffos C5. Em títulos como Asphalt 8 e Alto's Adventure, o dispositivo conseguiu se sair muito bem; no primeiro destes títulos, é claro, os gráficos foram reduzidos para o hardware aguentar o tranco com facilidade, mas nós não notamos quase nenhum engasgamento com os gráficos no nível alto.
Já em títulos como Rayman Adventures e Disney Crossy Road, no entanto, notamos uma série de travamentos e quedas na taxa de quadros por segundo. Algo bastante negativo, embora seja compreensível. Como nestes jogos o nível de ação é muito alto e praticamente todo o ambiente interage com o personagem, o hardware acaba sendo mais exigido.
De qualquer maneira, com o Neffos C5 é possível sim ter um pouco de diversão, mas saiba que nem todos os jogos poderão rodar com qualidade máxima.
Outro ponto crucial do Neffos C5 é a câmera. Se você é do tipo que gosta de fazer cliques rápidos, esqueça isto neste aparelho, pois o foco pode demorar um pouco para entender o que você quer.
Durante o dia é possível fazer boas fotos, mas nada com qualidade excepcional. O aparelho tem um sensor de 8 megapixels na traseira que consegue ser bom, mas não captura tantos detalhes. As cores mais escuras também não saem tão vivas.
Aqui neste sensor temos o modo de captura “Inteligente”, que é basicamente um modo automático. Além disso, temos HDR e o recurso de fazer fotos panorâmicas.
Já na frontal temos um sensor de 5 megapixels que pode adicionar filtros em tempo real ou ativar o “Modo Beleza”.
Leave a comment